Tia Guida || o cancro vivido ao minuto

Há quem pratique o bem para lavar a alma, há quem pratique o bem para lavar almas e há quem pratique o bem por lhe estar na alma.

 

Este livro é uma verdadeira história de vida, como todas as histórias de vida em que neste caso foca o cancro, não é um livro fácil de ler. Não pela sua escrita, pois esta é simples e muito bem elaborada, mas pela temática.
Quando falamos sobre o cancro não é fácil, quando lê-mos um relato verídico sobre o mesmo ainda mais difícil é, pelo menos para mim.
Contudo, ao ler este livro tomei-o como uma lição de vida, de força de vontade pela luta desta doença devastadora, que certamente já levou alguém das nossa família, infelizmente da minha já levou várias.
Escrever sobre este livro é difícil para mim, mexeu e remexeu com os meus passados e de que maneira.
Adorei ler a forma como a Tia Guida lidou com a doença o modo como teve o incondicional apoio dos familiares,  a forma como os médicos lidaram com a paciente pode nem sempre parecer a mais correcta mas por vezes eles também não sabem o que fazer, pois acima de tudo são seres humanos, também nutrem sentimentos pelos vários doentes oncológicos que lhes passam pela mão.
Acima de tudo é uma história de amor, carinho, afecto e muita esperança no futuro. Porque mesmo com cancro o doente continua e tem de continuar a pensar que vai haver um futuro, que a doença é só uma provação, e que ele vai conseguir superar.
“Não me lembro do dia exacto, nem da hora exacta, mas lembro-me exactamente de como me senti. Despertei. Peguei no telefone e digitei o número que pretendia. A chamada estava estabelecida. Estava prestes a receber notícias que ansiava receber há já alguns dias. Mas nem por um segundo equacionei a hipótese de serem tão negras como aquelas que recebi naquele dia. Cancro. Sim, tinha ouvido bem. Cancro.”

3 thoughts on “Tia Guida || o cancro vivido ao minuto

  1. Já li este livro e, de facto, não é uma leitura fácil pelo tema que aborda. Contudo, é um livro que mostra a realidade de quem passa por esta provação e também de quem lhe está mais próximo. É, para além da doença, um livro sobre o amor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *