A casa dos nossos sonhos

O sonho de comprar uma casa é cada vez mais difícil de se realizar nas gerações mais novas. É o que revela um estudo da Fundação Calouste Gulbenkian, que avalia o acesso de várias gerações à habitação.

Não posso estar mais de acordo com este estudo, pois recentemente percebi que comprar casa é uma serie de burocracias sem fim, onde todos os documentos são pagos.

Os encargos com empréstimos à habitação tendem a terminar já depois da idade da reforma. Com os dados de 2018 disponibilizados pelo Banco de Portugal, é possível concluir que 30% das pessoas pagam os empréstimos já em idade de reforma e, de geração em geração, a tendência tende a piorar.

Mas mesmo perante tamanhas adversidades e com uma pandemia a dificultar ainda mais as coisas, resolvemos arriscar. Existia um condomínio aqui na cidade que eu gostava muito, pela localização e disposição das casas. Estes é composto por 22 apartamentos e num passeio de fim de tarde reparei que 2 apartamentos estavam >à venda. Bora lá agendar visitas!

O primeiro era enorme, mas reparamos que, por ser no último piso, tinha problemas de humidade, entre outros. Não desistindo daquilo que queria, fomos ver o outro apartamento, num 2º andar. Era um belíssimo T3 que me deixou com a certeza que o queria para construirmos a nossa família.

Em 3 dias a Caixa Geral de Depósitos aprovou o empréstimo habitação e agora faltava o empréstimo pessoal para colmatar os 10% que faltavam. Ora com uma pandemia, nenhum banco nos queria emprestar essa ‘pequena’ quantia. Não havia garantias e um contrato efetivo hoje em dia vale pouco. Mas depois de muita luta e passados 15 dias o BPI concedeu esse empréstimo.

Depois foi avaliação do imóvel por parte do banco, comissão de dossier, seguro de vida e por fim a escritura. Enfim temos  chave, enfim a casa é nossa!

Há 15 dias que nos mudámos e estamos super felizes. Quero partilhar algumas fotos da casa com vocês, pena não ter de todas as divisões para fazer um roteiro completo.

Aqui podem ver o quarto de hóspedes, a sala, o escritório e o corredor.

 

2 thoughts on “A casa dos nossos sonhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *