Compras em tempo de pandemia

Ao longo dos últimos meses, os consumidores viram-se obrigados a adaptar as suas rotinas e hábitos de compra à nova realidade de pandemia. Em Portugal, os carrinhos de compras foram-se moldando às diferentes fases de combate ao vírus. Depois de um período inicial de incerteza e medo que se traduziu numa corrida aos supermercados e a produtos como papel higiénico, o aumento, em Abril, da compra de produtos de depilação e de cabelo indicava uma maior preocupação em tentar manter a normalidade, mesmo em confinamento.

Segundo um estudo publicado pela Accenture, a pandemia veio acelerar três tendências que se devem manter: um maior enfoque dado à saúde, incluindo na alimentação, uma maior atenção quanto à sustentabilidade, quer financeira, quer ambiental e um aumento na procura de soluções de proximidade, de forma a apoiar as comunidades locais.

Os dados revelam que mais de metade dos entrevistados dizem estar mais preocupados com o desperdício alimentar, mais atentos no que toca a escolhas mais sustentáveis e que querem apostar em alimentos mais saudáveis daqui para a frente.

Quanto à ida às compras, os consumidores admitem querer procurar mais soluções de proximidade (46%) e mais de um quarto quer fazer menos compras, mas em maior quantidade. Estas preocupações, dizem os entrevistados, são para se manter no futuro.

Compra online deverá ser cada vez mais utilizada

Se a pandemia veio alterar o que compramos, também alterou como o fazemos. Confinados às suas casas, os portugueses usam cada vez mais a via digital, até para as compras de supermercado. Segundo o estudo da Accenture, a tendência é global, sendo que um em cada cinco entrevistados indicou que as suas compras mais recentes foram feitas online e pela primeira vez — nas pessoas acima de 56 anos, esse número é de um em cada três entrevistados.

2 thoughts on “Compras em tempo de pandemia

  1. Os nosso hábitos alimentação mudou muito durante o confinamento, só pelo receio de sair casa.
    Dei por mim a comer atum em lata com arroz, massa feijão, lentilhas…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *