Não instales a App Covid-19 Tracker!

Há uma app que bloqueia os dispositivo e pede um resgate, mas as autoridades em matéria de cibersegurança revelam outros perigos da internet que nasceram com a pandemia.

Se já viu na loja de aplicações a app Covid-19 Tracker não deve descarregá-la. O Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), autoridade nacional em matéria de cibersegurança, revela que esta é uma fraude que resulta num ataque conhecido como Ransomware, conforme é avançado no site da Deco Proteste.

Aquilo que acontece é que depois de o utilizador descarregar a Covid-19 Tracker, o dispositivo é bloqueado e é exigido um resgate de cerca de 100 dólares americanos em bitcoin. Se já descarregou a aplicação e está a ser vítima deste ataque, deve reportar ao Centro Nacional de Cibersegurança ou às autoridades criminais, conforme o CNCS alerta.

Numa altura em que a informação surge em qualquer lado e instante, deve evitar outras fontes que não as transmitidas pela Organização Mundial da Saúde ou a Direção-Geral da Saúde, até porque só estas podem submeter aplicações relacionadas com o surto.

2 thoughts on “Não instales a App Covid-19 Tracker!

  1. Temos de ter todo o cuidado ante de instalarmos apps pois não sabemos o que se esconde por detrás. Não instalei nada. Penso que cada vez mais deve começar a haver uma constituição para o mundo virtual e as pessoas que prevaricam devem ser punidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *