5 Dicas para trabalhares a partir de casa

Há cada vez mais pessoas a trabalharem a partir de casa devido ao surto de Covid-19. Ainda assim, a tarefa pode ser mais complicada do que parece, sobretudo para quem tem filhos. Manter o foco com crianças em casa não é fácil e é preciso termos foco para continuarmos com a nossa rotina da melhor forma possível. Por isso, queremos deixar-te algumas sugestões que podem ser úteis por estes dias:

Começa por definires um espaço de trabalho

Define um lugar para trabalhares calmamente e certifica-te que todos ai em casa estão de acordo e sabem que aquele será o teu local de trabalho durante estas semanas de isolamento. O ideal será criar um espaço prático e confortável, bem iluminado e com a cadeira certa.

Organizar é fundamental

Papéis, pastas, livros … é essencial manter a área de trabalho bem organizada para que seja um local agradável para te sentares todas as manhãs nas próximas semanas.

Planeia os teus dias

Define uma rotina e  não falhes, para que seja mais fácil separar o trabalho da vida pessoal. Muitos profissionais e freelancers que trabalham a partir de casa tendem a trabalhar muito mais horas do que o recomendado. Hoje em dia é importante manter uma rotina saudável e definir bem essas horas.

Toma um banho, veste roupa confortável e come antes de iniciares o trabalho

A tentação de trabalhar de pijama às vezes é forte, ainda mais agora que, devido ao coronavírus, não vais sair de casa ou esperar visitas. O melhor será vestires-te, porque, de alguma maneira, isso poderá ajudar-te a fazer o teu trabalho de forma profissional e cuidada.

Mantém-te em contacto com os colegas

Conversa com outros profissionais, colegas de trabalho e clientes; mantém-te atualizado nas redes sociais. Esta prática pode ajudar a manter um ritmo de trabalho produtivo e, acima de tudo, evitar de alguma forma o sentimento de isolamento e solidão que enfrentamos atualmente.

 

3 thoughts on “5 Dicas para trabalhares a partir de casa

  1. Não posso concordar mais, estabelecer uma rotina, não ter distrações durante umas horas e ter um espaço somente para o propósito são fundamentais.

  2. Boas dicas! Concordo que em alguns casos pode não ser fácil mas por outros há muitas vantagens… O tempo que não se perde em deslocações… O stress que há entre alguns colegas de trabalho que não se suportam /assim cada um em seu canto, a empresa funciona sem climas maus e com melhores desempenhos), etc. Penso que o teletrabalho é algo que devia ser seriamente pensado no futuro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *