4 Medidas para preservar o Meio Ambiente

Não é mais nenhum segredo que as mudanças climáticas e agressão ao meio ambiente estão entre as ameaças mais graves à humanidade e, se nada for feito, em poucos séculos a Terra como a conhecemos pode deixar de existir. Mas não importa o quanto falamos no assunto, pois pouca gente parece perceber ou compreender o que podem fazer de facto para mudar a situação. Não é preciso muito: atitudes simples no dia-a-dia podem ajudar a minimizar os danos causados no meio ambiente.

Economizar energia
Trocar as lâmpadas de todas as divisões de casa por lâmpadas economizadoras pode fazer toda a diferença. Em seguida, não deixe as luzes acesas nas divisões que não estã a utilizar. Não se esqueça de desligar o computador durante a noite. Nas tarefas domésticas, por exemplo, acumule roupa suficiente roupa suficiente para colocar na máquina antes de a colocar a lavar.

Economizar papel
Evite impressões desnecessárias: bilhetes (quando há a opção de e-ticket), extractos de banco, contas que podem ser pagas online… Nada disso precisa ser impresso. Ao usar papel para anotações, certifique-se de usá-lo por completo antes de reciclar. E, na hora de dar presentes, experimente reutilizar papéis antigos.

Desligar a torneira
Só o facto de desligar a torneira ao escovar os dentes, por exemplo, permite economizar 18 litros de água por dia. Experimente fazer o mesmo quando for lavar as mãos ou as loiças para economizar ainda mais.

Reduzir o consumo de plástico
Talvez já tenha ouvido falar da ilha de plástico no Pacífico. Ela é formada por 4 milhões de toneladas de plástico e tem quase duas vezes o tamanho de Portugal. Reduzir o consumo de plástico no dia a dia é fundamental para reverter este cenário. Muitas cadeias de supermercado já começaram a reduzir o consumo de plástico e a vender sacos de papel, como é o caso da cadeia alemã Lidl. Utilizar uma garrafa de água reciclável também ajuda a preservar o planeta.

São pequenos gestos que fazem a diferença.

2 thoughts on “4 Medidas para preservar o Meio Ambiente

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *