You – a segunda temporada

You, conhecida como a ‘série do stalker’, estreou dia 9 de setembro de 2018 e tornou-se viral no mesmo dia. Na segunda temporada a popularidade não diminuiu, muito pelo contrário. Os dez novos episódios trouxeram o serial killer Joe Goldberg de volta – agora como Will Bettelheim. Depois de aterrorizar Nova Iorque, Joe muda-se para Los Angeles à procura de um recomeço. “O amor levou-me a alguns sítios sombrios… mas Los Angeles deve ser o mais sombrio de todos”, constata Joe no primeiro episódio.

Além desta mudança, que é, segundo ele, uma desintoxicação, Joe busca um novo amor – e é em Love Quinn que o encontra. Este seu novo interesse amoroso não liga tanto às redes sociais, dificultando a espionagem a Joe. Ainda assim, as novas maneiras que arranja para descobrir tudo podem ser mais antiquadas, mas não são menos sinistras. O stalker assume uma nova identidade na ‘cidade dos anjos’, mas os fantasmas do passado perseguem-no. A sua ex-namorada, Candace Stone, faz questão de o manter debaixo de olho.

A primeira temporada foi inspirada pelo livro de Caroline Kepnes, também intitulado You (2014). Desta vez, os episódios foram uma adaptação do volume seguinte – Hidden Bodies (2016). Para quem conhece a série, o nome diz tudo.

Nesta temporada ficamos a saber mais acerca do passado de Joe e percebemos onde residia a raiz do problema: tal como era de esperar, na sua família. A sua infância atribulada não nos era desconhecida, mas só agora conhecemos os seus pais, graças a flashbacks. Cresceu numa casa onde habitava a violência doméstica, o que lhe causou danos psicológicos irreversíveis. Acima de tudo foi explorada a ligação que tinha com a mãe, Sandy Goldberg, que não lhe deu a melhor das educações. Foi por ela que Joe ceifou a primeira vida: o seu pai. O primeiro de muitos homicídios.

You – a segunda temporada

A temporada arranca com Joe a constatar que o amor não é para si. Já acreditou no sentimento, mas encontra-se desvanecido. A temporada de estreia explorou a paixão obsessiva que desenvolveu por Guinevere Beck. De acordo com o mesmo, fez tudo ao seu alcance para que o relacionamento resultasse. Foi “corajoso” e “vulnerável”, tendo conquistou Beck “à moda antiga”. Acredita que fez o que era necessário, crença que ditou o destino trágico da amada. Nesta segunda temporada, Beck não passa de um fantasma do passado.

Joe conhece a sua nova obsessão logo no primeiro episódio. Arranja emprego em LA numa mercearia chamada Anavrin (‘Nirvana’ ao contrário – pormenor bastante angelino), onde também trabalha Love Quinn.

Love faz a gestão da cozinha, sendo a culinária a sua paixão. Não admira que as suas redes sociais estejam apinhadas de pratos fotogénicos. No entanto, como são privadas, Joe Goldberg, o auto-excluído que sempre foi contra estas superficialidades, vê-se obrigado a recorrer a medidas drásticas: cria, finalmente, redes sociais. Não hesita em começar a seguir Love (online, porque pessoalmente já o fazia) e descobre que é casada. Rapidamente tira a teima e descobre que se trata apenas de um status de relacionamento desatualizado. Viúva, Love começa desde cedo a cozinhar para Joe, adotando a estratégia de conquistar pela barriga. Cedo percebemos que este interesse é mútuo e que trará novas peripécias.

Mas esta jovem não é tão inocente quanto Joe pensa e a relação que ambos constroem vai mudar o rumo da história…

Mais uma série original Netflix com excelente qualidade.

 

 

1 thought on “You – a segunda temporada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *