Lidl diz adeus ao plástico em 2020

O Lidl Portugal entra no novo ano mais amigo do ambiente, tornando-se na primeira empresa do setor de retalho alimentar a eliminar a venda de sacos de plástico para o transporte de compras.
Além de eliminar os sacos de plástico nas mais de 255 lojas de norte a sul do país, a insígnia de origem alemã assume, também, um novo compromisso: até ao fim de 2020, as embalagens de todos os artigos alimentares e não alimentares de marca própria serão feitas de material reciclado ou fibra virgem com certificação FSC.
De referir que a eliminação dos sacos de plástico foi iniciada, de forma faseada, em maio de 2019, encontrando-se agora concluída, o que significa que a empresa deixará de colocar no mercado cerca de 25 milhões de sacos de plástico em Portugal anualmente.
O retalhista tem vindo a investir na sensibilização da a sociedade para a importância da reutilização, pelo que disponibiliza, para transporte de compras, sacos de ráfia com 60% de material reciclado, vendidos a 60 cêntimos, ou, no caso das frutas e legumes, sacos reutilizáveis, laváveis e 100% recicláveis, com duas unidades a custarem 69 cêntimos, capazes de suportar um peso até 5Kg – para além destas opções, os clientes podem igualmente optar por sacos de papel em dois tamanhos, médio e grande, vendidos a 10 e 14 cêntimos respetivamente, com 60% a 70% de pasta de papel reciclada na sua composição e certificação FSC Misto (embalagens provenientes de fontes responsáveis).
Mas 2020 traz consigo um novo compromisso Lidl: até ao final de 2020, as embalagens de todos os artigos de marca própria, que representam cerca de 70% dos seus produtos vendidos, serão feitas de material reciclado ou fibra virgem com certificação FSC. Esta certificação assegura que o papel e o cartão utilizados na produção de embalagens têm origem em florestas com gestão sustentável e promovem benefícios sociais, ambientais e económicos. Desta forma, a empresa procura apoiar o uso mais responsável da celulose e proteger as florestas.
Nas palavras de Bruno Pereira, administrador de Compras do Lidl Portugal, “a sustentabilidade faz parte do nosso ADN e é transversal a toda a nossa cadeia de valor. O trabalho que temos vindo a desenvolver- com o objetivo de eliminar, reduzir, substituir e transformar – e a sensibilização da sociedade em relação ao plástico é primordial, mas é apenas um dos nossos focos e não o único: a utilização de papel sustentável, garante de uma boa gestão florestal, assegura um equilíbrio igualmente importante e vital para o meio ambiente”.
De acordo com o relatório da ANP|WWF “Repensar o Plástico em Portugal” (20019), a quantidade de embalagens de plástico descartáveis produzidas em 2016 no nosso país, nas quais se incluem os sacos, foi de 195.902 toneladas.
Bom artigo e boas notícias, a ver se as outras cadeias de supermercados também seguem estás pisadas!
As marcas, cada vez mais, assumem um papel importante na defesa do ambiente. Esse papel deve ser seguido por todos: marcas, organismos e nós próprios. Parabéns Lidl!
eu tento gastar o mínimo de plástico possível.
nos supermercados coloco tudo no carrinho e ao chegar ao carro no porta bagagens tenho caixas desdobráveis que comprei no lidl onde coloco tudo.
é mais pratico para levar para casa do que um monte de sacos, as caixas dobram-se quando não são usadas e quase não ocupam espaço e mantenho sempre uma aberta onde coloco tudo o que costuma andar no porta bagagens aos trambolhões
na minha mala também ando com um saco de rede onde coloco algumas compras pequenas
excelente notícia
Deveria ser seguido por todos.