Roupeiro Cápsula: achas que conseguias?

As tendências minimalistas estão a ganhar cada vez mais destaque e, numa sociedade pautada pelo consumismo, mostram o outro lado da moeda.

A premissa é sempre a mesma: ter menos coisas e cingirmo-nos ao essencial. Mas porque o essencial é diferente de pessoa para pessoa, o roupeiro cápsula — como é chamado — ganhou regras e bases para tornar mais fácil a sua percepção por qualquer mulher.

O que é um roupeiro cápsula?

É um armário pequeno feito exclusivamente de peças versáteis que se conjugam umas com as outras e facilitam na hora de se vestir todas as manhãs. Atualmente, a regra diz que, por estação, nos bastam 30 a 37 peças (excluindo roupa interior, acessórios, roupa de praia, de desporto, de usar por casa e pijamas). Parece pouco, certo? Mas a Lei de Pareto (ou a lei dos 80/20) também se aplica ao nosso roupeiro: só usamos cerca de 20% da nossa roupa. Então porquê acumular?

 

7 thoughts on “Roupeiro Cápsula: achas que conseguias?

  1. eu não consigo dar/deitar fora a minha roupa, mas como tenho a sorte de ter uma garagem com 4 guarda-fatos ( um com roupa de verão, dois com roupa de inverno e outra com roupa especial), o que eu faço é escolher o que visto na estação em que estamos.
    fico um a dois anos sem vestir algumas peças de roupa e quando volto a usar parece comprada esse ano
    também o que uso é intemporal e clássico, não gosto de modas de apenas um ano e por isso tenho peças com mais de 25 anos
    também tenho peças que não me servem mas continuam arrumadas á espera de um milagre 🙂

  2. Nem sempre precisamos ou usamos toda a roupa que temos. De tempos a tempos, separo roupa que, de facto, não vou vestir mais e dou. Mas também tenho peças que não vesti durante muito tempo e que um dia resolvi voltar a usar. É mais prático e económico quando as peças combinam entre si mas, por vezes, vemos algo que gostamos e que podemos usar com uma ou duas peças e não resistimos. O essencial é não cair em exageros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *