MB Way: transferir e levantar dinheiro com o smartphone

Aqui em casa a maior parte das transacções são feitas pelo MB Way, numa versão rápida e cómoda de transferir dinheiro e pagar encomendas através da aplicação. Este serviço permite fazer um sem número de transações bancárias a partir do smartphone ou tablet. Mas apesar de viver-mos numa era digital, diariamente sou questionada sobre esta aplicação e tenho notado que é desconhecida para alguns e olhada de lado por outros.

O MB Way é um serviço da SIBS (portanto, seguro e sob um apertado controlo) que associa a nossa conta bancária ao número de telemóvel. Através deste serviço podemos fazer ações tão diversas como:

  • Transferências imediatas;
  • Pagamentos online e físicos;
  • Gerar cartões virtuais;
  • Levantar dinheiro;
  • Pagamentos através de tecnologia QR Code ou NFC.

Podemos utilizar o MB Way no computador ou no tablet, mas a forma mais prática é mesmo através da app para Android ou iOS. Em primeiro lugar, devemos ativar o serviço num multibanco. É preciso associar um número de telemóvel e escolher um PIN de 6 algarismos. Depois, é só fazer o download da app, ativar e usufruir do serviço de forma cómoda.

Por exemplo, se precisarmos de fazer um pagamento num site que permita a utilização do MB Way, basta introduzirmos o nosso número de telemóvel. Através da app, recebemos uma notificação de pedido de pagamento. Basta aceitar, introduzir o seu código PIN e o pagamento fica, automaticamente, feito.

Se, em vez de fazermos um pagamento, quisermos enviar dinheiro para alguém que também utilize o serviço, basta ir à app e escolher a opção “Transferir dinheiro”. Depois, só precisamos de introduzir o número de telemóvel da pessoa a quem queremos enviar dinheiro, introduzir o valor e escrevermos uma mensagem (opcional). Depois de colocar o PIN, a outra pessoa irá receber uma notificação no seu telemóvel a informar que a transferência foi recebida com sucesso.

Se, por outro lado, tivermos-nos esquecido do cartão de multibanco em casa ou se alguém precisa de levantar dinheiro, basta escolher a opção “Levantar dinheiro”.

Há valores predefinidos, mas também podemos introduzir outro manualmente, até ao limite de 200€. Depois de escolher o valor, basta carregar em “Ok”, se o levantamento for feito por nós, ou escolher a opção que permite que o dinheiro seja levantado por outra pessoa. Mais uma vez, é-nos pedido o PIN, para que seja gerado um código de levantamento, que tem uma validade de 30 minutos. No multibanco, basta carregar na tecla verde, introduzir o código e levantar o dinheiro.

MB Way: vantagens  devantagens

Vantagens

Não há qualquer dúvida que o MB Way é um serviço de pagamento útil, prático, cómodo, eficiente e seguro. Mas as vantagens não se ficam por aqui. Sintetizamos algumas delas:

1. A app é gratuita. Os custos de utilização dependem dos bancos, com os quais devemos confirmar que tarifas  podem ser cobradas;

2. As transações são imediatas. Aqui não há o constrangimento de esperar até dois dias úteis, caso transfiramos ou queiramos receber dinheiro de alguém de um banco diferente do nosso;

3. Podemos enviar um código via SMS, que será válido por 30 minutos, para que outra pessoa possa levantar dinheiro no multibanco, sem precisar de mais nenhum dado ou cartão;

4. Podemos definir um valor limite diário de pagamentos, o qual pode ser alterado a qualquer momento;

5 . Se não tivermos o cartão de multibanco connosco, através da opção “O meu número”, em lojas aderentes podemos fazer pagamentos, bastando encostar o smartphone ao terminal de pagamento;

6. Podemos gerar cartões MB Net, que funcionam como cartões de crédito e de forma muito semelhante à do antigo serviço MB Net;

7. O MB Way Challenge é um passatempo através do qual podemos ganhar prémios todos os meses;

8. Através do site ou das notificações da app, temos conhecimento de ofertas, promoções e desafios que nos podem fazer ganhar prémios.

Desvantagens

1. Só podemos aderir ao MB Way se formos cliente de um destes bancos;

2. A menos que estejamos no computador ou tenhamos connoscp um tablet, só podemos utilizar o MB Way se o telemóvel for um smartphone;

3. Se houver falhas de rede ou não tivermos acesso à Internet, não conseguiremos utilizar o serviço.

Em 2019, serão lançadas muitas outras novidades que confirmarão o MB Way como a app de pagamentos preferida de Portugal. O MB Way veio para conquistar todos aqueles que gostam de fazer pagamentos rápidos e de forma segura.

Deixem as vossas dúvidas aqui nos comentários  prometemos responder  todas o mais brevemente possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *