Valor do Tempo || 6 lojas que homenageiam Portugal

Uma semana em Lisboa para conhecer 6 lojas que homenageiam Portugal e os Portugueses. Em plena baixa lisboeta encontramos o Museu da Cerveja, O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa, A Fábrica das Enguias, Silva e Feijó, Comur e A Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau. São estes seis espaços repletos de histórias e tradições que constituem o Valor do Tempo.

Na Praça do Comércio encontramos o Museu da Cerveja, um espaço de lazer e cultura, onde bebemos uma cerveja nacional ou estrangeira no emblemático copo assinado pelo artista plástico Júlio Pomar.

Na Fábricas das Enguias, situada na Rua da Prata, encontramos enguias de conserva em molho de escabeche, uma verdadeira iguaria com mais de 70 anos de história. Para quem não sabe, a enguia é típica da Ria de Aveiro e a Comur – Fábrica de Conservas de Murtosa honra este ex.libris da gastronomia nacional desde 1942, razão pela qual as latas vêem gravadas com o número 1942.

Comur, prestigiada fábrica de conservas de Murtosa, é outra loja que encontramos na Rua da Prata e onde podemos comprar conservas de atum, peixe-espada, dourada, sardinha, bacalhau, carapau, corvina, petinga, polvo, salmão, robalo, linguado, lulas ou polvo, peixes muito apreciados dos portugueses e que enaltecem o Mar Português e os descobrimentos.

Silva e Feijó, a loja de artesanato tipicamente português da baixa de Lisboa também tem latas de conserva, mas é lá que encontramos sardinhas de madeira e porcelana para colocar no frigorífico, na porta ou na parede de casa.

O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa é uma homenagem aos descobrimentos e ao Mar Português. Lá encontramos latas de sardinha personalizadas com datas de nascimento, sendo cada data associada a um feito mundial. Em 1989, o meu ano, deu-se a Queda do Muro de Berlim. Situada na Praça D. Pedro V, a loja tem uma decoração e música que nos fazem recuar no tempo.

Por último A Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau junta dois sabores muito apreciados dos portugueses: o bacalhau e o queijo Serra da Estrela. Receita única e de sabor inesquecível, que remota a 1904, o sabor do pastel de bacalhau recheado com queijo da serra é único e fica na memória dos portugueses.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *