Descobrir Portugal || Panteão Nacional

O Panteão Nacional, símbolo nacional que homenageia grandes personalidades que se destacaram em várias áreas, da musica ao futebol, da literatura à política, aqui encontramos Amália Rodrigues, Marechal Humberto Delgado os restos mortais dos escritores Aquilino Ribeiro, João de Deus, Almeida Garrett, Guerra Junqueiro e os Presidentes da República portugueses Manuel de Arriaga, Teófilo Braga, Sidónio Pais e Óscar Carmona.

Este monumento foi alvo de visita por parte da equipa do blogue Fenix, It Style! para fazer-mos a crónica Descobrir Portugal.

Dividido por salas que evocam Portugal e os Portugueses, na sala de entrada – a maior do monumento – são evocados Luís de Camões, Pedro Álvares Cabral, Afonso de Albuquerque, Nuno Álvares Pereira, Vasco da Gama e do Infante D. Henrique, personalidades que contribuíram para a descoberta de Portugal e que merecem destaque pela sua grandiosidade para com a nação. Ainda assim, esta é uma homenagem, pois os seus corpos não estão ali presentes.

Em três salas menos situam-se Presidentes da República Portuguesa, escritores e ilustres figuras que deram o seu contributo a Portugal.

Este cemitério dos famosos situa-se na freguesia de São Vicente de Fora, bem no coração de Alfama e podes chegar até lá de metro (linha azul, estação Santa Apolónia). Todo o edifício pode ser visitado e a sua cúpula tem uma vista magnifica sobre Lisboa e o rio Tejo. Todo o piso térreo e as salas tumulares estão acessíveis para pessoas em cadeiras de rodas, mas o acesso à cúpula é feito por escadas.

O preço do bilhete é €4, mas domingos e feriados até às 14h a entrada é gratuita para cidadãos nacionais.

1 thought on “Descobrir Portugal || Panteão Nacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *