Netflix: Uma experiência inclusiva

A forma como assistimos a filmes e series tem mudado muito nos últimos anos. Passámos de consumir estes conteúdos na televisão ou cinema para assisti-los em qualquer lugar, através de um telemóvel, tablet ou computador portátil.

A Netflix é um serviço de streaming, que permite de forma legal, assistir a uma quantidade gigantesca de series e filmes, proporcionando assim um leque alargado de escolhas para satisfazer os gostos e preferências individuais.

Seguindo essa filosofia de criar um serviço que oferece uma experiência única a cada utilizador, e respeitando a singularidade de cada individuo, a empresa tem desenvolvido ferramentas para não excluir pessoas com deficiência.

Uma dessas ferramentas é a audio-descrição, que pode ser ativada nas definições de áudio do vídeo. Esta opção faz pequenas descrições que permitem a pessoas com deficiência visual conseguir compreender as cenas na sua plenitude. Afinal, quem disse que cegos não podem ver filmes?

Outra opção interessante nas configurações de áudio é a possibilidade de assistir aos conteúdos dobrados em Português. Isso permite que pessoas com deficiência visual que não dominem línguas estrangeiras não fiquem impedidas de assistir a series e filmes.

As pessoas com deficiência auditiva podem ativar a opção de legendas que descreve sons essenciais para a compreensão do filme (por exemplo: bater a porta ou o telefone a tocar).

De salientar que estas ferramentas estão disponíveis na maior parte dos conteúdos da Netflix e que a empresa está comprometida a ter 100% dos seus conteúdos acessíveis, assim podemos sonhar com um mundo acessível a todos.

Parabéns à Netflix e que continue a inovar!

Abraços

Jorge

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *