3 %, uma serie original Netflix

A primeira serie brasileira exibida na Netflix chama-se 3% (Três Porcento) e mostra-nos como seria o Brasil numa era pós-apocalíptica, onde faltava água, luz, higiene e segurança. Mas se de repente os jovens que completam 20 anos tivessem a oportunidade de ir para “o lado de lá”, onde tudo abunda e têm uma vida digna?

“Um mundo dividido, como o da vida real. De um lado, o Continente, um lugar corrupto e decadente onde a população tem de lutar pela sobrevivência. Onde falta água, luz e comida. Do outro, o Maralto, onde são prometidas oportunidades e uma vida mais digna. Aos 20 anos, todos deixam o Continente para trás rumo ao Maralto. A única coisa que separa estes dois mundos é o “Processo”, um teste de seleção intensivo onde todos podem participar, mas apenas 3% dos candidatos passam para “o lado de lá” .

Apenas 3% “serão heróis” e “criadores do seu próprio mérito”, como diz Ezequiel, o “Chefe” da seleção, numa receção que mais parece uma seita. Seguem-se entrevistas, provas físicas e testes psicológicos.”

Pela primeira vez assistimos a uma serie brasileira que nos deixou surpreendidos pela intensidade e complexidade da trama. 3% é uma excelente critica social, onde são acentuadas as diferenças entre ricos e pobres, entre bons e maus. Ao longo da serie e realizador destaca que num país onde o caos predomina e há escassez de recursos, apenas 3% da população é rica e tem acesso a um mundo de oportunidades, numa critica à realidade brasileira [e mundial].

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *