Prazo de validade: maquilhagem tem curta durabilidade!

Gostam de ter uma gaveta cheia de batons, de diversas marcas, cores e aromas? E as sombras de olhos nunca são demais? Pois é, muitas mulheres não se cansam de comprar maquilhagem e eu sou uma delas, e recentemente dupliquei o meu stock, mas será que procedi corretamente?

Não sou especialista nesta matéria, mas a verdade é que comprar maquilhagem em excesso é um erro. Popularmente pode mesmo dizer-se que é “deitar dinheiro para o lixo”, porque o prazo de validade dos produtos é demasiado curto, tornando-se impossível utilizar tudo o que temos em casa.

Na União Europeia não é obrigatório os produtos de maquilhagem trazerem escrito o prazo de validade, levando a que muitas mulheres apaixonadas por make up não se apercebam que, como tudo na vida, a maquilhagem tem validade sim… normalmente pouca validade!

A validade dos produtos difere em função da marca, começa a contar após a primeira utilização (abertura do produto) e surge em meses (6M, 12M, 18M, 24M ou 36M).

Começando pelos batons, os Makeup Revolution têm 12 meses de validade, as marcas Flormar e Catrice apresentam um prazo de validade de 18 meses, os batons da Essence têm validade por 24 meses e os batons da Kiko podem ser utilizados por 36 meses. Estas alterações no prazo de validade estão relacionadas com os conservantes utilizados na produção dos produtos. E os batons são os produtos que duram mais tempo. Por sua vez, as máscaras de pestanas da Maybelline deixam de cumprir a sua missão após 6 meses de utilização.

Quanto às paletes e sombras de olhos, as mais pigmentadas são as que duram menos: esta é a lógica! As paletes da I Heart Makeup e da Accessorize que adquiri recentemente têm um prazo de validade de 12 meses. Os blushes também têm um prazo de validade de 12 meses, assim como as bases líquidas e o pó compacto.

Os produtos que constatei durarem mais foram os lápis de olhos. Procurei a validade em duas marcas distintas: Maybelline e Gio de Giovanni. Ambos os lápis têm 36 meses de validade.

Para aumentar a durabilidade da maquilhagem deve guardá-la num lugar seco e fresco. Nunca deve guardar a maquilhagem na casa de banho, pois é onde existe mais humidade, devido aos duches.

Utilizar produtos fora do prazo de validade pode provocar vermelhidão, inchaço ou alergia, tornando-os prejudiciais à saúde.

E como saber se um produto já ultrapassou o prazo de validade? Uma boa dica é colar uma etiqueta com a data de abertura, pois se procurarem nos batons, bases, sombras e vernizes vão encontrar a imagem de um frasco aberto que contem as famosas siglas 6M, 12M, 18M, 24M ou 36M. Fica aqui uma imagem do frasco com a sigla para procurarem nos vossos produtos o prazo de validade.

1 thought on “Prazo de validade: maquilhagem tem curta durabilidade!

  1. Pois…o problema é que por vezes quando se compra maquilhagem desupermercado, não sabemos quando os produtos são fabricados…comprei um rimel de maybelline, estava seco…
    Deveriam ter a data de vencimento de validade e não apenas a referente à abertura.
    Maria

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *